06/05/2011

Um amigo, dois girassóis e um grande pintor




Assistindo ao filme sobre a vida do pintor Vincent van Gogh, entre outras sensações me veio a lembrança de como conheci o amigo que me fez conhecer um pouco de sua obra, há cerca de 6 anos. Estória que narro abaixo.

Quando eu o conheci, me surpreendi. Ele falava comigo através de desenhos. Nunca alguém falara comigo daquela maneira.

No silencio e quietude daquela “sala de aula” nossos diálogos imaginários (sim, porque só as imagens trocadas é que falavam por nós), duraram até ganharmos ânimo para oralidades.

Meu encanto e espanto foram maiores quando o moço dos desenhos disse que eu também poderia entender daquela linguagem, que eu tinha traquejos e mais: que tentaria ajudar com as primeiras palavras, digo: os primeiros traços.

Entre canecas de suco de uva, papéis, lápis 6B e fones de ouvido, os riscos traçavam contornos para caminhos novos a serem trilhados. Daí a amizade e cumplicidade surgiam como resultado dessa troca. Sim, pois o “mestre” dizia aprender com o pupilo.

Depois de um tempo tive contato com aquarelas e tinta acrílica, que entre outras coisas, me fez pintar um girassol, depois outro. 
Certa vez me enchi de coragem, peguei os dois girassóis que havia pintado e os levei para mostrar ao amigo das imagens. Ele me fez acreditar que aquilo era real, mostrou-me as pinturas de Van Gogh, o mestre dos girassóis. Apaixonei-me.

Por causa do meu feito, acabei ganhando um apelido, que fica guardado até hoje, escrito como dedicatória de um livro que esse amigo me trouxera de longe. Os girassóis, que estavam bem guardados se exibem agora na foto que inicia esse post.



3 comentários:

  1. Memórias para iluminar a vida e aquecer o coração. Saudade daqueles amarelos riscados pela textura de um sentimento bom que pulsa em cores guardadas.

    ResponderExcluir
  2. Olá estive andando pela redondeza visitando alguns amigos e passei em frente a sua casa (blog) e estava toda iluminada...entrei e me encantei com o que vi!
    Quando você tiver um tempinho, passa lá em CASA para um café e se resolver ficar, coloco meu melhor traje e venho também para ficar !
    Abraço
    Da vizinha Valéria, mas pode me chamar de Vá!

    ResponderExcluir
  3. Vá..., depois de ler seu recado fiquei muito feliz e fui direto lhe retribuir a visita. Agora que estou aqui, nessa sua casa tão aconchegante vou aceitar o café sim....e talvz fique por mais tempo... Abraço de seu novo vizinho, Ag.

    ResponderExcluir

comente aqui