05/03/2012

Amor e liberdade


Penso que o amor não pode nunca brotar de uma necessidade, ainda que inconsciente (mesmo não sendo eu um exemplar de amante resolvido nesses aspectos).

Parece-me que sempre que julgamos precisar de um amor, temos a mania de pinta-lo à maneira do que julgamos ser o jeito certo de amar. Queremos alguém que ocupe os nossos vazios, na ilusão de que assim nos sentiremos seres completos.  Amor objetivado, manipulado, projetado; não se chega muito longe com um amor assim...

Talvez a necessidade do amor mais atrapalhe do que ajude; talvez seja preciso estar mergulhado no vazio da liberdade, longe de qualquer conceito acerca do amor, para quando enfim acontecer, que seja amor dado e recebido, sem motivos, sem cobranças e sem nenhum pré-requisito a cumprir.

O desafio é se jogar na vida, seguir a diante com projetos, com trabalho, estudo, amigos ou as coisas que a gente realmente gosta... Ficar livre e feliz , mesmo sozinho (?), Para que quando o amor chegar, encontre motivos pra ficar, numa atitude de liberdade.

Imagem encontrada aqui

9 comentários:

  1. Aleatoriedades que seu texto me provocou a escrever:

    "Quem foi que disse que é impossível ser feliz sozinho?" já cantou Marisa Monte em contraponto a música do Tom Jobim.

    Amor e gratuidade deveriam rimar!

    Dúvida: Ser completo para estar livre ou ser livre para estar completo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta dúvida fica martelando minha cabeça, Wolney...
      Mas esse lance de ser completo também me deixa com um certo receio de estar "objetivando" demais a vida...vamos vivendo, amando e aprendendo...

      Excluir
    2. talvez, apenas ser... e então, até correr o risco de sentir-se completo, ou livre...

      Excluir
    3. Alice ,querida...você tem razão...bom mesmo seria viver, ser feliz e livre, sem ter de prestar atenção nessas coisas...

      Excluir
  2. Um amigo mestre escreveu isto na semana passada: "Um coração sozinho só serve para transplante", me fez pensar em muitas coisas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A frase tem lá suas verdades e é muito forte também, Raí...eu tenho vivido esse dilema de possibilidades de felicidade...talvez numa tentativa de me reciclar...mas concordo que uma pessoa pode até ser feliz sozinha, mas amar sozinha é outra coisa...o amor precisa mesmo de 2 corações...obrigado por aparecer aqui...abraço.

      Excluir
  3. Me fez pensar bastante esse texto.. Realmente um amor não deve e não pode surgir de uma "necessidade" por mais que não possamos escolher essas coisas do coração né? Abraço amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beto, muito obrigado por sua visita aqui...esteja a vontade, volte sempre! abraço

      Excluir
  4. esse assunto é tão complicado, muitas vezes usamos outras pessoas como escudo para não ver a verdadeira realidade.

    ResponderExcluir

comente aqui