07/05/2012

Da solidão que liberta




O cavaleiro errante tem a solidão como sua eterna - e mais leal companheira. Ainda que preso, é na solidão que ele se liberta. Há correntes que só se quebram em segredo, quando estamos sozinhos.

É nos momentos de solidão que nos colocamos em desertos áridos e silenciosos em busca dos rumos e caminhos mais desejados, mais sonhados...

Na solidão eu me retiro de mim para me lançar num vazio onde impera a incerteza das coisas da vida, do presente, do passado e do devir. É lá onde me pego encurralado pelas perguntas mais duras, sem a menor chance de fuga. 

*Imagem encontrada aqui

05/05/2012

Para R.





Olá, R..., que saudade!

Mais uma vez sonhei com você. Acabo de acordar bem cedinho, numa manhã de sábado. Já te falei que adoro manhãs de sábados? Pois sim, são minhas manhãs prediletas. E hoje de, alguma maneira será ainda mais gostosa por ter sido acordado por você.

Espere, já vou te contar tudinho.

Era um fim de tarde de domingo, daquelas tardes lindas de outono, com sol amarelado se ponto num espetáculo de luzes no horizonte. Eu havia me enchido de coragem pra passar naquela esquina onde você morava, na esperança de te encontrar, para que pudéssemos, ao menos acenar com a mão, de longe.

Para minha grata surpresa, logo que avistei sua casa da esquina, lá vinha você, na minha direção, com um sorriso ainda maior que o meu. Foram minutos eternos presos em olhares de puro prazer e alegria. Naquele momento, nada mais nos separava: nem a distância, nem os anos todos que se passaram, nem as diferenças que se puseram entre nós com o passar dos tempos.

Num passe de mágica, me vi todo apertado com seu caloroso abraço, onde sorriso era a única forma de comunicação. De repente aquele sorriso silencioso se transformou em deliciosas gargalhadas, chamando a atenção de todos. A seguir nós gritávamos os nomes das pessoas que faltavam a ver o nosso reencontro. Você chamou sua mãe e eu, o seu pai...depois chamamos seu avós, suas irmãs. E foi uma alegria só.

Todos corriam ao portão para nos ver abraçados, grudados um ao outro, a rodar naquela esquina de tantas lembranças. Naquele momento, o mundo inteiro parecia compartilhar de nossa grande alegria. Foi o melhor abraço que já senti. E você bem sabe que gosto de abraços. E soube muito bem guardar o seu melhor abraço pra me dar hoje, em sonho, numa amanhã em que acordo com uma vontade de ter ficado preso nesse sonho, agarrado a você para rodarmos mundo afora, abraçados um ao outro como nunca se viu nesse mundo.

Admito que sonho muito com nossas lembranças. Principalmente em dias que falo de você, de tudo que passamos, quando pequenos. E sei que nada será como antes. O tempo passou, tanta coisa mudou. A vida nos colocou em mundos tão distintos! Mas ainda tenho as lembranças e os sonhos para eternizar tudo aquilo que de você eu tenho saudade. Até mesmo coisas de que você talvez não se lembre mais, nem saiba. O poeta disse que “os sonhos não envelhecem.” Talvez tenha razão. Porque os meus continuam intactos, bem jovens.

Imagem encontrada aqui